domingo, 12 de novembro de 2017

Ideias frugais #6 - como poupamos na casa de banho

Podia ser um post sobre como bebemos pouca água, comemos pouco e suamos pouco? podia, mas não é :)
Temos vários jeitos de poupar algum dinheiro na casa de banho e decidi fazer aqui um "apanhado" deles a ver se alguém consegue juntar alguma ideia que ainda não nos tenha ocorrido.


  • Duches de 3 minutos e água fria - o marido não quer saber disso, mas eu "programo" os meus duches para durarem apenas uma música do youtube (das de três minutos atenção), assim entro ponho o play, desafino enquanto estou lá dentro e saio quando termina, ajuda o facto de que eu uso apenas gel-de-banho e shampoo ou apenas sabão? provavelmente sim, mas acho que evitar estar dentro do duche "a pensar na vida" também ajuda muito a reduzir a conta da água (e nós que pagamos a conta da água quente separada da água fria ainda nos reduz mais a conta se usarmos água a atirar para o morna/fria) 
  • Colocar um balde na base do chuveiro - vai parecer estranho, mas como a água sai quase instantaneamente quente não há necessidade de deixar ir para o balde enquanto aquece (como faço na casa dos meus pais) mas quando estou no duche às vezes abro a água com mais pressão, e é água que tem shampoo ou assim mas está "boa" para deitar na sanita quando alguém usa a sanita de noite, assim não vai toda pelo ralo abaixo durante o duche.
  • Comprar frascos doseadores - "ai ana mas assim gastamos dinheiros em frascos" sim, mas eu falo por mim, a maioria dos produtos diz "aplicar o tamanho equivalente a uma noz na mão" ou algo do tipo, e eu estou no chuveiro ou estou a fazer a depilação ou a pintar o cabelo ou qualquer outra coisa e vou para "aplicar uma noz" e acabo a "aplicar uma laranja", que depois vai tudo pelo cano também, é dinheiro que se escoa pelo cano, então passei a comprar frascos com doseador, assim carrego e aquilo dá uma dose "perfeitinha" e se preciso de mais carrego outra vez, e também evita muito outra coisa que me acontece muito que é estar a usar um produto, o produto cai e derrama tudo (ou quase tudo) e é uma trabalheira para limpar - ah e os frascos de doseador eu compro aqueles packs de viagem nos supermercados, os frascos do chinês não me duram muito
  • Deixar a porta da casa de banho aberta SEMPRE - nós temos um ventilador (bastante ineficaz por sinal) e não temos janela, então deixamos a porta aberta todo o tempo possível, assim o vapor dos banhos sai e aquece a casa, e a divisão em si ventila o suficiente para não termos que estar sempre a colocar o produto da humidade (nós experimentamos várias mezinhas e vários produtos e encontramos O produto com este pattex aqui, a atirar para o caro mas vale cada cêntimo). 
  • Lavar a cortina do chuveiro - uma colega dizia-me que custava-lhe muito gastar aos 10-15 € cada par de meses em cortinas porque "é dinheiro que depois deito fora e nunca encontro nada que goste mesmo" e coisas assim, e eu fiquei estupefacta, eu sempre lavei as cortinas do chuveiro (abençoada maezinha) e mesmo quando já estão feiinhas servem perfeitamente para cobrir alguma coisa no jardim (e cá entre nós eu já usei uma para forrar uma bolsa de verão que gostava muito para poder proteger as minhas coisinhas de alguma "chuva de verão".
  • Limpar tudo APÓS chuveiros/banhos - eu trabalho em hotel, confiem em mim, é muito mais fácil e poupa-se bastante em detergente se limparem após os chuveiros ou banhos quando toda a divisão está quente/húmida, não deixem para o sábado de manhã quando está tudo gelado e dizem mal da vossa vida.
  • Colocar as amostras a uso e vísiveis - eu tenho muitas amostras, mas o que acontecia é que atirava com elas para a gaveta e esquecia-me delas e quando me lembrava de as usar já não prestavam. Agora, elas estão num frasco de vidro "bonitinho" na bancada e quando eu me ponho pronta de manhã e "olho para elas" lembro-me que tenho um creme tal que quero experimentar, ou um perfume que podia gastar. (sim, eu sei que é a atitude de burra, só vê o que está à frente, mas sou assim, que vamos fazer?)
  • Manter os frascos virados do avesso - esta eu acho que vi por aí em algum grupo, pode parecer estranho mas os frascos ao estarem do avesso soltam o produto mais facilmente, não ficam todos no fundo e assim é mais fácil de gastar totalmente aquele gel de banho/shampoo, eu decidi colocar este organizador detrás da porta e apenas virar as tampas todas para baixo, não ocupam espaço e assim quando preciso deles estão "prontos a usar" 
  • Descobrir novos usos para produtos que não se gosta - geralmente eu compro primeiro amostras ou frascos de viagem antes de investir em frascos "a sério", mas ainda assim, eu tenho uma pele bastante esquisita e eu mesma sou bastante esquisita, então quando vi que tinha vários shampoos que não resultaram comigo (e nem com o marido) peguei, coloquei num frasco bonitinho e serviu perfeitamente para lavar o chão (o meu chão é parquet), outra altura tinha várias amostras dum gel de banho e sabia logo desde o primeiro momento que aquilo cheirava divinamente mas a minha pele não reagia muito bem, mas serviu de maravilha para colocar a roupa de cama dos patudos a lavar (colocando na máquina da roupa mesmo), antes de colocar fora eu tento sempre dar uma segunda vida ao produto.
  • Comprar papel higiénico em quantidade - eu sei que nem todos tem espaço para isso, mas algo que nos apercebemos foi que comprar em quantidade e guardar não só nos permitia poupar no próprio do produto (porque sai mais barato geralmente, por unidade se comprarmos packs de 40 do que packs de 20 rolos), mas também nos permitia poupar nas idas ocasionais à mercearia do bairro, porque dificilmente ficamos sem papel higiénico e temos que ir ali a correr à mercearia onde os preços são todos inflacionados.
  • Comprar produtos de higiene em farmácia - eu sei que esta vai depender muito do sítio onde cada um vive e o que gasta, a nós fica bastante mais barato comprar frascos de shampoo/gel de banho/pasta de dentes/etc em farmácia do que no supermercado, isto porque geralmente encontramos várias promoções nas farmácias, acumulamos pontos em cartão, se tivermos receita (como já aconteceu com pasta de dentes e elixir bocal no caso do marido e produtos de pele no meu caso) ainda a despesa entra para o seguro, e encontramos produtos que vem em frascos bem maiores, e portanto duram bastante mais tempo, e além disso pelo menos aqui quanto mais coisinhas comprarmos maior é a possibilidade de nos darem amostras, e as amostras permitem saber que produtos é que nos adaptamos melhor sem ter que investir muito. 
  • Aproveitar os frascos MESMO até ao fim - já tinha colocado por aqui... neste post aqui sobre pegar nas pecinhas que fecham as sacas (nunca sei como se chamam aquelas pecinhas) e assim espremer o máximo possível. Já ouvi gente que me disse que corta as bisnagas porque ainda lhes retira mais produto, eu já cortei e não encontrei nada então falando por mim não recomendo esse trabalho, mas espremer como possível, tal como meter água no frasco do shampoo e mexer bem ;)
E tenho a sensação que por hoje é tudo, alguém tem mais dicas? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

escreve o que te vai no coraçao :)