quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como se limpa nos hotéis

Tenho passado por vários hotéis entre 2 e 5 estrelas, costumo dizer que o "grosso" da limpeza é sempre o mesmo, o que muda mais é a atenção ao detalhe consoante as estrelas que o hotel tem.

Mas mesmo quanto à limpeza há sempre gente a perguntar "como é possível?" "como fazem tudo em tão pouco tempo?", "gostava de ter uma casa parecida a um hotel e não tenho tempo pra nada".

Vou partilhar aqui aquilo que acho útil.

Na casa-de-banho:

  • Um desinfectante limpa todas as superfícies possíveis - geralmente é um profissional mas a ideia é, ter apenas um produto para tudo, como em hotel o mais importante é a desinfeção é um desinfetante que se usa, para uso doméstico compensa pensar nas misturas caseiras de vinagre ou telefonar a um fornecedor de produtos de limpeza e perguntar se vende para particulares também (pelo que vejo a maioria vende). Eu em casa uso um multiusos super normal e misturo com lixivia (atentando sempre se existe risco ao fazer mistura, as embalagens costumam ser muito claras caso exista). 
  • Os vidros, espelhos e afins devem ser limpos com um rodo (em minha casa uso este aqui) ou um pano (eu uso este da villeda aqui) que basta molhar com água quente, torcer bem e passar, não deixa marcas nenhumas sem grandes produtos nem invenções (o pano serve também para as louças da casa de banho desde que não misture com outros da casa, e o rodo eu uso também  para passar nas paredes do chuveiro para evitar acumulação de humidade) 
  • O segredo para a bancada bonita? Não ter lá quinhentas mil mariquices a fazer monte, nos hóteis geralmente em cima da bancada estão os amenities e secador e pouco mais, se na casa enche tudo com produtos vai ser muito mais difícil limpar com frequência. (eu na minha casa coloquei uns cestinhos colados ao espelho, o mais largo tem os produtos de higiene diários (creme hidratante, creme de cara para a vermelhidão, desodorizante e escova do cabelo), o outro tem escovas e pastas de dentes, e o último tem sabonetes, isso facilita porque não tenho que estar a levantar coisas para limpar por debaixo, dá um aspeto mais limpo e evita fungos (porque as coisas estão ali mas não estão molhadas nem a juntar água) 
  • As toalhas geralmente são todas brancas e iguais para padronizar a lavagem, e também se tenta que estejam sempre num cestinho ou local bonitinho, eu cá sou das que tem uma toalha de cada nação mas coloco tudo num só cesto, bem dobradinho, fácil de aceder e sem fazer confusão, mas o importante é estende-las para secar assim que se usam, evita muito os maus cheiros e outras coisas "divertidas".
  • Se as louças e/ou o chão brilham muito nem sempre é sinal de "desinfeção a ponto de ficar o ambiente estéril" mas sim de que geralmente foi usado um produto para dar brilho (tipo o limpa vidros), em casa eu gosto de usar vinagre na limpeza diária e este produto ajax aqui para limpezas mais a fundo (atenção que este produto deve ser usado com luvas e máscara, não queimem os vossos pulmões, e já agora se tiverem sugestão de algum produto mais saudável para o ambiente digam-me nos comentários por favor). 
No quarto:
  • Novamente no quarto quanto menos "tralhas" tiver melhor, facilita muito a limpeza (eu digo mal da minha vida cada vez que um cliente fica dois ou três dias e traz cinco malas grandes e não sei quantos sacos e saquinhos), portanto acho importante repensar as coisas que tem e se realmente as usa/precisa delas
  • Em hotel, ao limpar o quarto primeiro tira-se roupa suja e lixo, depois faz-se a cama (dá logo outro aspecto) e depois começa-se a limpar o pó do fundo do quarto (costuma ser ao pé da janela) para fora (que seria para a porta), também se começa de cima para baixo para evitar sacudir pó para onde já foi limpo, e isto mesmo em ambiente doméstico, quantas vezes (e falo por mim também), decido trocar a cama, mas para isso tenho que limpar o chão (porque o meu quarto é pequeno e preciso apoiar as almofadas e a roupa limpa em algum sítio enquanto faço a cama certo? e depois vou pôr a roupa suja na máquina e perco-me com qualquer outra tarefa? Demasiadas vezes... e por isso mesmo é importante seguir esta regra, nem que tenha que meter a roupa suja no corredor e o lixo ao pé da porta mas sigam a ordem, facilita muito. 
  • O pó dos móveis é limpo diariamente com um pano molhado em água quente e bem torcido (às vezes colocam produtos, outras não) - portanto se não querem estar a limpar todos os dias basta alternar os dias e limpar com alguma frequência mas não diariamente, geralmente não se usam produtos tipo pronto ou afins porque para dar brilho eles são mais "Oleosos" e então agarram toda a sorte de pó que esteja perto eu uso este aqui de marca branca apenas porque é o mais líquido/cheiroso/económico.
  • Se existem poltronas em pele, geralmente são limpas e depois "enceradas" com Nivea. Não sei explicar qual é a magia mas é barato, rápido e acima de tudo? funciona. 
  • A cama também não tem muito segredo, tudo bem esticado com uma "cor de fundo" (lençóis) geralmente brancos e uma manta bonita em cima,almofadas em pé e tudo preso incluído dos lados.
  • A roupa suja fica geralmente em apenas um saco de lavandaria e o lixo numa lixeirinha, muito mas muito mais fácil.

Tudo isto para dizer, existe um ou outro truque, mas não esqueçamos, um hotel não é um sítio tão pessoal como a nossa casa, um quarto de hotel é limpo diariamente (e quantos de nós podemos limpar a casa diariamente? quase nenhumas) então tentemos chegar ao meio termo e ser feliz :D 

6 comentários:

  1. Muito bom. Gostei mesmo muito do que esplicou. Eu faço mais piemos assim tbm no quarto limpo de 15 em 15 dias as janelas ,umas CV vezes desmonto tudo outras vezes não. Na cozinha tento limpar o melhor é mais a fundo possível para não acomolar gordura. De resto faço mais ou menos como você. Não tenho muita tralha logo facilita muito o trabalho e é muito mais rápido. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas informações. Vai ajudar bastante.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que há pessoas que gostam de partilhar. Muito Obrigada

    ResponderEliminar

escreve o que te vai no coraçao :)