Anúncio em vários locais, procuram pessoas pro-activas, com iniciativa e responsáveis.
Currículo enviado. Passados dias recebe-se um contacto para um entrevista.
A "entrevista" é em grupo, explica o quão grande a empresa é, o mercado gigante que tem, os prémios já recebidos por ser das melhores firmas no mundo para trabalhar, tudo sobre as conquistas da empresa. Quando questionado sobre funções a desempenhar, sobre como a empresa se financia, sobre como é o dia a dia dum trabalhador, sobre como é a remuneração as respostas são bastante evasivas e vagas.
Segue-se um dia de "formação" em que basicamente anda-se por uma ou várias zonas a distribuir panfletos (que descobrimos mais tarde termos que ser nós a pagar a impressão) à espera que as pessoas contactem o número do panfleto (normalmente do vosso chefe/vendedor) para vender a sua casa. Ao final desse mesmo dia por sorte conseguimos que uma pessoa queira marcar uma reunião para vender a sua casa. Assistimos à reunião e após a saída do cliente ficamos a saber que não cobraremos a comissão dessa casa ainda que a consigamos vender porque não temos a licença de vendedor imobiliário (licença essa que exige uma formação e o pagamento da dita junto com a deslocação para o local e todas as despesas mais INTEGRALMENTE do nosso bolso, valor que se me recordo correctamente chega aos 2000€ ou mais dependendo de que cidade somos e ate onde temos que deslocar-nos.
Sendo que já fazemos um esforço para pagar as contas e colocar comida na mesa e após sabermos de todos estes "investimentos prévios" que teremos que fazer antes de começar a efetivamente ganhar algo chegamos à conclusão que não poderemos prosseguir e avisamos o nosso "chefe".
Obtemos a resposta de que somos preguiçosos, pouco ambiciosos e que deveríamos retirar o pro activo do nosso currículo, ficamos a saber que somos também pessoas de "pouca visão" que só conseguimos alcançar o "curto prazo" e que nunca sairemos da cepa torta.
Agradecemos todos os insultos e dizemos "lamento se não posso investir mais numa empresa que é grande o suficiente para ter múltiplos prémios mas não é grande o suficiente para entender que os funcionários tem fases más da vida em que precisam dum trabalho que pague contas para não passarem fome e tem outras em que podem investir em empresas em crescimento, tenha um bom dia"
_________________________________
Isto é o trabalho na remax (e provavelmente noutras imobiliárias será parecido)
Sem comentários:
Enviar um comentário
escreve o que te vai no coraçao :)