quarta-feira, 15 de novembro de 2017

falemos de saúde

A pipoca mais doce lançou o tema sobre a diabetes.

Eu como tinha cinco minutos a perder, fui fazer o dito questionário. E não, não foi bonito, embora o risco ali na calculadora dê como "Baixo" a realidade é que este ano foi uma rambóia em termos de comida, estive em Portugal muito tempo a comer porcarias, estive doente outro tanto a ser "Mimada", andei mal de estômago seguindo-se dias de muita comilança, e o trabalho (onde eu me mexo mais) ficou muitooooo de parte entre voluntariado e horas de estudo e coisas afins.



Uma das perguntas do questionário acima refere IMC, e faz tempo que eu não recalculava o meu, exatamente por já ter sido obesa e saber como me sentia antes, e por pensar "não mas desta vez foram só uns kilinhos a mais enquanto estive de férias, eu oscilo bastante de peso, não tenho estado no ginásio, fiz algumas medicações complicadas, estive de repouso algum tempo" e todas aquelas coisas que nos dizemos a nós próprios.


Pois parece que estou na faixa da obesidade outra vez, quase sem me dar conta.



Decidi pois então procurar "indicadores de saúde" na internet a ver em que é que tenho que me focar para ver se a coisa melhora, encontrei a imagem que vou colocar abaixo.


O meu IMC está claramente acima do indicado, porém a glicemia na última análise estava a 84, e eu faço tensões baixas regularmente (aliás tomo medicação para as tonturas que as tensões baixas me estavam a provocar), quanto ao colesterol não encontro a última referência a isso mas sei que estava baixo da última vez que testei. e quanto à medida da cintura? estou beeeeeeem acima do que aponta ali no desenho...

Posto isto todos os conselhos que tenham para melhorar a saúde são bem-vindos, tratarei de filtrar e ver o que posso aplicar ou não na minha vida e claro está marcar consulta médica para fazer check up geral... vamos ver 

Sem comentários:

Enviar um comentário

escreve o que te vai no coraçao :)